IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

18 de março de 2011

Eu preferia acreditar....(Ideny Ditzel Freitas)

Eu preferia acreditar num deus do trovão, num deus das águas, num deus do fogo, num deus das tempestades, num deus das colheitas, num deus da fertilidade, num deus da felicidade, e num deus que cuidasse de todo seu povo e os deixasse morrer apenas de velhice.
O povo judeu há... 6 mil anos(?) criou o monoteísmo... sim, este Deus que hoje todos acreditam como único, como criador, e é claro, se foram os judeus que o criaram, fizeram-se primordialmente seus prediletos.

Que maravilha se  os judeus tivessem tido esta idéia... Estava olhando agora pela janela, na penumbra, e pensando,que não seríamos menos felizes se os judeus não tivessem "monoteizado" a religião. Tudo seria ainda mistério, como ainda o é, mas sem o maior senso comum prevalecendo nas mentes e causando guerras e intrigas. Desvendaríamos aos poucos, conforme crescesse o conhecimento do homem. Seríamos mais felizes, principalmente se o deus que eu almejo fosse qualquer um dos quais citei, e que cuidasse de nós até a velhice nos levar, docemente, deitados num quente leito, cercados de carinho,como todo pai deve tratar a um de seus filhos.
Depois veio o Novo Testamento, onde aparece o  Messias, prometido pelos judeus( ou profetizado)... O cristo... Ora, posteriormente  "roubaram" a idéia dos judeus, e escreveram a história do Filho de Deus. Do Deus dos Judeus. Mas o interessante de tudo isto, que o messias cristão, não é original, muitos, muito antes dele, existiram e tiveram a mesma história: nascidos de uma virgem, morto, ressuscitado no terceiro dia, e ascendeu aos céus...
Plágio? Algum cristão já se perguntou sobre isto? Bem, eu e um número significativo de pessoas já nos perguntamos, e por isto não cremos nas estorias da carochinha, iniciada por um povo presunçoso na época.  O judeu no auge de sua petulância criou seu deus, e se auto elegeu povo preferido deste deus. O ódio não poderia vir tão menos pesado contra este povo que, se via e ainda se vê, como os superiores, superiores embora injustiçados( pelo proprio deus que criaram?)
E ainda este novo grupo de pessoas, agora chamados cristãos, complementaram: Ele veio para o povo que era seu, mas eles nao o aceitaram Jesus agora é meu....
Bem, mais que depressa, os  cristãos acusaram aos judeus, pela morte do cristo. Só agora, com Bento XVI, no século XXI, os judeus foram absolvidos desta "culpa"... Que mixórdia... Foram acusados pelos romanos, cristãos, e os protestantes pegaram carona na acusação destes...

Como fica agora? Voce continua me chamando a mim, a que duvida, de ímpia, herege, ou vai parar por um minuto e se dar ao luxuoso e previlegiado trabalho de raciocinar um pouco, amado semelhante?
Há um lado instigante, pavoroso, revoltante, onde o povo abusa da ignorancia das pessoas que nao conhecem história religiosa e apenas correm atrás de milagres ... Um exemplo disto é um candidato de um partido cristão, aqui no meu Estado, que começa seu discurso assim: Jesus foi quem primeiro ensinou o amor, o amai-vos uns aos outros, ensinou o bem e  a verdade... Ah, é? e Buda 500 anos a.C? e Zaratustra? os Hinduístas há mais tempo haviam  ensinando a prática do bem... Pior que, toda essa massa que assiste tv aberta, vai à missa, frequenta cultos, acredita facilmente, vota no filho da puta do candidato que fala tamanha besteira, sem questionar, crendo que Jesus Cristo é o único exemplo, de alguém que teve a idéia de que fazer o bem era bom...E de que fazer o mal era mau...
(Ideny Ditzel Freitas)




2 comentários:

  1. Religião é um instrumento de socialização. Numa sociedade estruturada hierarquicamente, como a feudal e as ditaduras, uma religião monoteísta corresponde ao tipo de comportamento esperado das pessoas. Numa sociedade pluralista, como a nossa pretende ser, o politeísmo seria muito mais adequado. Mesmo assim, hoje em dia a religião está perdendo o prestígio como instrumento de socialização, devido à universalização do acesso à educação e regulamentação da educação pelo estado secular.

    ResponderExcluir
  2. olá amiga, nada entendo de filosofia, mas gosto muito, por esse motivo estou te seguindo, me faça uma visita , meu bloguinho é humilde, mas aqui vc estará em casa, bju terê.

    ResponderExcluir