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Abstração e concreção
Não há, na realidade, oposição entre figuração e abstração nas artes plásticas. O processo de abstração (sintetização das formas) existe em qualquer modo de representação, mesmo nas pinturas chamadas naturalistas. O que pode ser diferenciado é o grau de abstração de uma imagem, que varia de acordo com o reconhecimento possível da forma original percebida pelo olho. Quando a referência não é mais visível, chega-se a uma abstração pura , ou seja, uma forma autônoma em relação à realidade. A primeira abstração de que se tem notícia é atribuída ao russo Vassili Kandinsky (autor de Moscou I, abaixo), um dos grandes do gênero no século XX, ao lado de Pietr Mondrian e Kazimir Malevitch. Em 1930, Theo Van Doesburg usou pela primeira vez a expressão arte concreta para denominar as manifestações que se desvincularam totalmente da representação da natureza e dos sentimentos isto é, como se fosse um puro fato plástico ou visual.
Abstração e concreção
Moscou I, óleo sobre tela exposto na Galeria Tretyakov,
na capital russa
na capital russa
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