IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

14 de março de 2011

Para minha amiga, Graça di Mário...


Nesta semana escolhi um trechinho que gosto muito, para você me ajudar a refletir, se for possível qualquer dia dê uma opinão sobre de que forma te tocaram estas palavras:

Graça:
Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho...
Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente importa, que é meu sentimento...e não brinque com ele.
E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca cresça, para que eu seja sempre eu mesmo.
Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter forças suficientes para mostrar a ele que o amor existe...
Que ele é superior ao ódio e ao rancor, .............
......................................................
Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas...
Mário Quintana

Graça, querida, embora vc tenha me perguntado sobre o meu ponto de vista sobre o texto, eu não pude deixar de querer conhecer mais Mário Quintana, para saber o que ele, como autor do texto, quis passar com o que escreveu. E lendo mais seus textos, frases e poemas, percebi que ele era bastante irônico, e cético, não diferenciando muito de meu pensamento neste sentido, exceto quando ele fala sobre ‘pessimismo’ ; e foi exatamente neste ponto que me dispus a conhece-lo melhor. Não conhecia este lado de Quintana, por exemplo, nestas frases: “DOS MILAGRES
O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo...
Nem mudar água pura em vinho tinto...
Milagre é acreditarem nisso tudo!
Mário Quintana
Esses padres conhecem mais pecados do que a gente...
Mário Quintana
Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove - não poderão ir para o Céu! Lá faz sempre bom tempo...
Mário Quintana

Mas que susto não irão levar essas velhas carolas se Deus existe mesmo...
Mário Quintana

Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente...
Mário Quintana

Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco: não há nada que substitua o sabor da comunicação direta.
Mário Quintana
Continuando, então, concluo que, tal como Voltaire, Quintana não era muito fã do clero...rs... e seu pensamento um tanto dúbio quando fala das velhotas carolas se Deus existe mesmo, e adiante dá a entender que acredita num Deus, preferindo chegar diretamente a ele, sem nenhuma intervenção... Outra vez ele desacredita da existência de Deus quando afirma que não importa se acreditamos Nele, mas se Ele acredita em nós...
Como o otimismo, ultimamente é extremamente ligado pela maioria com a religiosidade, ou uma providência divina, o pessimismo a que ele se refere me pareceu fugir deste costume.
Ok, resolvendo isto, decido que, Quintana tem otimismo quanto ao humano, ao amor, e ao mesmo tempo duvida dolorosamente de que possa haver alguém que ame de verdade a outro ser, sem o fator que compute o que esta pessoa possue além dela mesma como pessoa. De alguém que ame, independente dos erros e acertos... que aceite incondicionalmente... eu acho que existe, Graça, querida: o amor de mãe pelo filho, e quiçá, nem o de filho pela mãe, seja tão incondicional. Talvez neste texto, Quintana suplicava de forma silenciosa, poder acreditar em algo bom no ser, para valer a pena, já que, sua esperança de continuação após esta vida, era-lhe duvidosa, e não escondia isto em seus textos.
Também pode ser que Quintana possa ter escrito isto, em épocas diferentes, e nós mudamos de idéia muitas vezes durante a vida. Por isto seria bom que sempre conhecêssemos o pensamento de cada filósofo ou poeta, de forma cronológica.
Bem,quanto  o último parágrafo: “Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas...” é unicamente onde me afasto de forma escandalosamente visível de seu modo de pensar... Para mim, Graça, o otimismo só é possível  se o indivíduo olhar apenas em volta de seu próprio umbigo, a nível geral,  não o é. Portanto para mim, otimismo é egoísmo, não sei se me entende... Então o que é pessimismo para Quintana, para mim , é uma demonstração de “realismo”, chamemos assim, pois se não fecharmos os olhos, veremos no mundo, apenas, dor... Se pensarmos apenas em nós mesmos, posso dizer que minha vida é maravilhosa e sou muito otimista quanto a ela. Mas a nível de humanidade, e não consigo pensar de forma mais limitada, acho o otimismo para si mesmo, terrível, e para a humanidade toda,  impossível.
Espero ter respondido, mais ou menos, de forma compreensível , sua pergunta, e é claro, que poderá  divergir de forma bem marcante da sua própria  interpretação, amiga.
Abraços, clique seguir meu blog, aqui é mais espaço para trocarmos idéia.

Um comentário:

  1. Isto para mim é tão complicado quanto a discussão em torno do aquecimento global.

    ResponderExcluir