IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

19 de março de 2011

Minha vizinha...(Ideny ditzel freitas)

É a mesma que me ensinou a plantar cebolinhas quando me mudei para cá... De terra nunca entendi nada, ela nasceu na roça. Me senti orgulhosa quando vi brotando aquelas folhinhas verdes que eu plantei. Esquisito mesmo eu achei, quando ela me chamou no muro e me entregou umas mandiocas que ela havia acabado de arrancar do quintal. Eu olhei para aquelas raízes carregadas de terra, e pensei: para mim as mandiocas sempre vieram, descascadas, branquinhas, em bandejas embaladas... como vou lidar com isto? Por onde começo? Mal sabia ela que eu era ainda uma fresca de marca maior. Daquele tipo de pobre metida a besta mesmo...
Mas nada se compara com a história de uns dias atrás, quando ela que "tem mão boa para plantar", se ofereceu para vir plantar uma árvorezinha cheirosa, chamada capim cidreira.
-Abra o portão então que eu vou plantar para vc! Onde vc quer que eu plante? Ela entrou e eu mostrei onde queria que a cheirosa arvorezinha crescesse, entre a janela dos quartos...
-Aí não fica bem, vou plantar do outro lado...
Não fiz muita objeção, velhinha faz o que quer, dizem... e ela quem escolheu o lugar. Neste dia ela trouxe consigo várias mudas de roseiras, das cores rosas e vermelha, a branca que eu pedi, ela não quis trazer, também nao perguntei porquê. Deve ser pelo simples fato de que ela não queria trazer e pronto.
Bem, o plantio dessas roseiras deu um baile, mais em mim do que na velha senhora. Ela perguntou onde eu queria, eu disse, mas como no caso da arvorezinha olorosa, ela plantou as roseiras onde bem entendeu.
Tudo bem, é velhinha, vai plantar e logo irá embora, eu tenho paciência... Mas não foi o que aconteceu, ela intentou de pegar terra curtida de debaixo de umas laranjeiras que tenho atrás da casa, para jogar sobre as mudas de roseira, e lá fui eu, me sentindo uma pateta, atrás dela com um baldinho de terra, catando de onde ela apontava que a terra era boa...Eu cansada, e ela de sessenta e poucos anos, durona. Até aí tudo bem, estava quase acabando, pensei, ela já vai embora. Coitadinha, ela pensa que está me fazendo um" favorzão"...
Foi quando ela invocou com uns vasos que eu tenho no meio da calçada, não bem no meio, mas bem distante do muro, pois não entramos com o carro pela frente, guardamos ele atrás, e a entrada fica livre, os vasos qse no meio da calçada deram um toque legal...
Ela perguntou( ainda nao sei porque ela perguntava)
- E estes vasos onde vc vai deixar?
- Aí mesmo, dona x...

Ela pareceu não ouvir e foi enfiando todos em cima do canteiro proximo ao muro, amontoados... eu fiquei só olhando e pensando: "deixa, quando ela for embora, eu volto tudo ao lugar".
Mas o cúmulo mesmo, e esta foi engraçada, foi quando ela passou por umas mudas de bonsay que estou cultivando. Olhou para o pote raso e disse: - Nossa precisamos colocar estas plantas num vaso mais fundo...
Ora, há meses venho cuidando para que eles se adaptem com pouca terra e pouca raiz, forçando-os a se tornarem arvores anãs... Expliquei meio por cima, e ela desistiu de mexer nos meus bonsais, graçasadeus...
Eu havia pedido naquele dia, logo que ela entrou, se me conseguia umas mudas de temperos, e ontem ela me chamou no muro: Dona Deni, - é assim que ela me chama- consegui as mudas, abra aí o portãozinho que eu vou plantar para voce...
- Não, dona Tiana, eu ouvi dizer que temperos é a gente mesmo quem deve plantar, para dar sorte...
Ela acreditou porque senso comum é com ela mesmo, e agradeci por eu mesma ter enfiado na terra, a muda sem mais incomodos...
Vizinha, vamos continuar apenas nos dizendo bom dia e boa tarde por cima do muro,como sempre foi?
A parte boa é que, com |"mão boa para plantar", logo, logo, meu jardim vai estar cheio de roseiras, rosas e vermelhas, menos as brancas que eu pedi... e ela nao quis dar... snifff...










Nenhum comentário:

Postar um comentário