IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

26 de janeiro de 2011

Ideny Ditzel Freitas...

26 de janeiro de 2011
Hoje uma criança me parou, olhou-me nos meus olhos a sorrir... ( brincadeira eu não tinha como começar este texto....)
Afinal, me perguntaram " por que Jó tinha paciência?...Primeiro eu pensei que era uma pegadinha, depois vi que a pessoa não sabia mesmo.  Aí eu contei a estória... Ressaltando que, depois de deus permitir que lhe tirassem tudo, até os filhos...ele devolveu tudo  em dobro a Jó. (coisa que desde criança eu me perguntava, "mas os filhos que ele deu depois, não eram os mesmos que ele tinha e amava...minha mãe respondia : mas ele devia amar estes também que ganhou depois... Mas não me fazia sentido, só que ela dizia sempre que deus sabe o que faz...  )
Aí de sopre, veio a segunda pergunta desta pessoínha, totalmente inesperada. Por que os escravos de Jó jogavam caxangá? Eu que nunca tinha associado a estória bíblica com esta modinha infantil, falei: nem sei o que é caxangá, mas vou pesquisar e depois te digo.
E fui...
...E encontrei:
O que é o "caxangá", que os escravos de Jó jogavam?
por Artur Louback Lopes

Caxangá tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa "mata extensa". Mas nada disso tem a ver com jogo e menos ainda com Jó, o personagem bíblico que perdeu tudo o que tinha (inclusive os escravos), menos a fé. Isso deixa os especialistas intrigados. "Já procurei caxangá, caxengá e caxingá, com ‘x’ e ‘ch’, e não encontrei nada que fizesse sentido como um jogo", diz o etimologista Cláudio Moreno. "Se esse jogo existisse, seria quase impossível explicar como ele passou despercebido por todos os antropólogos e etnólogos que estudam nossas tradições populares." O que pode ter ocorrido é uma espécie de "telefone sem fio": se originalmente o verso fosse "juntavam caxangá" ao invés de "jogavam", poderíamos pensar em escravos pegando siris em vez de em um jogo. Outra hipótese é que caxangá seja uma expressão sem sentido, como "a tonga da mironga do kabuletê", da canção de Toquinho e Vinícius - as palavras separadas até têm sentido (são vocábulos africanos), mas não com o significado que elas têm na música.
Agora voce também pode dormir tranquilo, com um conhecimento a mais para seu cérebro apagar com o tempo...

4 comentários:

  1. To sempre por aqui, longe porém perto e agora vou jogar caxangá. Abraço minha amiga e gosto demais de ler seus escritos. Rs, hoje durmo tranquilo.

    ResponderExcluir
  2. rsrs - Henrique, vc é d+... vc sabe o qto gosto de vc, Andarilho...rs

    ResponderExcluir
  3. # Caxangá - um tipo de jogo, também conhecido como Escravos de Jó

    não sei nem pq li isto mas li

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, eu é q não sei pq vc postou isto. Não deve ter lido o texto todo para entender que o artigo se referia justamente à epistemologia da palavra...
    Eita senso comum... saiba ou não saiba o que é nem procedência, se repete com petulância porque assim foram ensinados, nem sabendo pq... eu rio...

    ResponderExcluir