IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

15 de dezembro de 2010

Se considerarmos o "Demiurgo" fica fácil compreender...

 Pq o apelo de Nietzsche ao Deus desconhecido... que seus defensores ateístas mais afoitos defendem que foi atribuído erroneamente a Nietzsche por sua irmã...

 

 

A nova elite de Licurgo e a evolução do marxismo ortodoxo para uma nova utopia platónica

Quem alguma vez leu a “República” de Platão poderá compreender melhor a evolução do marxismo cultural desde os anos 20 do século passado até aos dias de hoje, em que fenómenos “libertários” de tipo Bloco de Esquerda se separaram definitivamente da ortodoxia marxista, criando um novo tipo de utopia que não faz da eliminação radical das classes sociais a sua condição de existência. Podemos chamar a este novo tipo de marxismo de “novo totalitarismo platónico”, dadas as semelhanças existentes entre a república de Platão e o novo fenómeno totalitário.
Albert Camus dizia que Karl Marx era o “cristão” e Nietzsche o “grego”. De facto, ambos são gnósticos cristãos. O que talvez Camus quisesse dizer é que o primeiro — juntamente com Engels — sofreu a influência da teoria política de Platão enquanto o segundo preferiu ser influenciado pelos pré-socráticos como Heraclito, Empédocles e Demócrito — o cristianismo de Nietzsche é inseparável do seu anti-cristianismo. Nos dois, o cristianismo está presente embora através de manifestações diferentes de gnosticismo. Podemos dizer que Karl Marx era um gnóstico platónico (no sentido da teoria política, bem entendido) enquanto que Nietzsche era um gnóstico heraclitiano.
Naturalmente que existem diferenças fundamentais entre a república de Platão e o novo totalitarismo platónico. A transposição literal de uma teoria política de uma época para outra seria a prova da falácia de Parménides. Mas se tentarmos comparar as duas utopias — tal como se pode estudar as religiões comparadas — encontraremos tantos pontos em comum que não podemos pensar que eles acontecem por acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário