Pq o apelo de Nietzsche ao Deus desconhecido... que seus defensores ateístas mais afoitos defendem que foi atribuído erroneamente a Nietzsche por sua irmã...
A nova elite de Licurgo e a evolução do marxismo ortodoxo para uma nova utopia platónica

Albert Camus dizia que Karl Marx era o “cristão” e Nietzsche o “grego”. De facto, ambos são gnósticos cristãos. O que talvez Camus quisesse dizer é que o primeiro — juntamente com Engels — sofreu a influência da teoria política de Platão enquanto o segundo preferiu ser influenciado pelos pré-socráticos como Heraclito, Empédocles e Demócrito — o cristianismo de Nietzsche é inseparável do seu anti-cristianismo. Nos dois, o cristianismo está presente embora através de manifestações diferentes de gnosticismo. Podemos dizer que Karl Marx era um gnóstico platónico (no sentido da teoria política, bem entendido) enquanto que Nietzsche era um gnóstico heraclitiano.
Naturalmente que existem diferenças fundamentais entre a república de Platão e o novo totalitarismo platónico. A transposição literal de uma teoria política de uma época para outra seria a prova da falácia de Parménides. Mas se tentarmos comparar as duas utopias — tal como se pode estudar as religiões comparadas — encontraremos tantos pontos em comum que não podemos pensar que eles acontecem por acaso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário