IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

7 de dezembro de 2010

PINTURA - TÊMPERA

  Têmpera

Têmpera é um termo usado para tintas opacas à base de água, mas aplica-se também a uma técnica que usa gema de ovo como aglutinante. Os quadros são feitos sobre madeira ou pasta de madeira com base de gesso. A tinta seca quase imediatamente formando uma superfície à prova de água, e por sua secagem rápida as pinceladas não se misturam com facilidade. O artista cria os tons da pintura com finas pinceladas aplicadas umas sobre as outras, que produzem um efeito de sombra; os contornos são nítidos, os tons brilhantes e as cores sólidas, secas e não racham ou amarelecem. Para proteger a pintura, os artistas passam uma camada de verniz depois de pronta. A têmpera é uma técnica que já era usada por egípcios, gregos e romanos. Alcançou o maior desenvolvimento na Europa entre os séculos XIII e XVI, época em que se destacou Carlo Crivelli. Entre os pintores contemporâneos que usaram este tipo de pintura destaca-se o americano Andrew Wyeth.

 

 

Dicas - pintura artística sobre tela com tinta PVA



A tinta PVA é muito versátil e se presta muito bem para o uso artístico - Para diluir a tinta usamos água -  O material básico é: tinta PVA BRANCO NEVE 1/4 de galão; um tubo de COLA PVA ( cola branca ); CORANTES LÍQUIDOS para tintas à base de água nas cores AZUL, VERMELHO, AMARELO e PRETO; PINCÉIS para pintura DE PAREDE ou tela de diversos tamanhos ( de acordo com os detalhes e extensão da superfície a ser pintada ); BACIAS PLÁSTICAS para misturar as cores; GARRAFAS PET  cortadas ao meio com água para lavar os pincéis - MISTURANDO AS CORES COM O BRANCO obteremos tons pastéis (opacos)  que lembram a têmpera guache - MISTURANDO AS CORES COM A COLA E ÁGUA obteremos tintas transparentes semelhantes a aquarela - O uso simultâneo de tintas opacas e transparentes produzirá um resultado semelhante ao das tintas a óleo - Além das telas podemos utilizar como suporte: madeira, papel, papelão, paredes de alvenaria, etc - A pintura pode ser revestida com verniz para madeira, tela ou cola diluída - Os materiais  custam pouco e podem ser adquiridos em lojas de material de construção ou de pintura de paredes.
Para outras dicas clique aqui
Foto: "Arco íris" - PVA sobre tela 60x80 - Ano de 2004



--------------------

domingo, 26 de julho de 2009


Têmpera - tinta a base de ovos

No semestre anterior produzi meus próprios materiais artísticos; o que eu gostei mais foi a Têmpera, tinta feita artesanalmente à base ovos (gema, clara ou ambos) e deixa uma aparência aquarelada. Antigamente era usada para os Afrescos, técnica de pintura que deve o nome ao fato de ser realizada nas paredes ou tetos (geralmente em igrejas) enquanto o esboço ainda estava úmido, geralmente feito de nata de cal, gesso ou outro material apropriado.
Algumas obras conhecidas foram produzidas com essa técnica \o
quem não conhece 'O nascimento de Vênus'?

O Nascimento de Vênus - Sandro Botticelli - 1483

Tá certo que haviam técnicas específicas e pigmentos diferentes das de hoje pra pintar uma obra dessa ...e ninguém tá falando pra vc fazer uma mega obra como as de Giotto di Bondone ou mesmo as de Botticelli *risos*
A tinta é fácil de fazer, não estraga (mesmo sendo de ovos) e da pra usar em pinturas, desenho artistico, mangá ^^ tudo depende do pigmento usado, tom desejado, quantidade de água, etc

Têmpera de gema de ovo
Material:
*Gemas de ovos sem a película
*Água (quanto mais água, mais aquarelado)
*Óleo de cravo (ou vinagre)
*Pigmentos (Xadrez em pó ou líquido)
*Potes para armazenar a tinta

Como fazer:
Primeiro vc separa a clara da gema e em seguida, com todo cuidado, retire a película que envolve a gema; acrescente a água, duas gotinhas de óleo de cravo (ou o vinagre) e mexa com uma colher.
Você pode separar essa base em potinhos e em cada um acrescentar o pigmento da cor desejada.
OBS: o tom desejado depende do tipo de trabalho que vc quer fazer e da quantidade de água e pigmento usado: mais água e menos pigmento, fica aquarelado.

Eu testei o pigmento Xadrez, que você pode achar em pó ou líquido em lojas de material de construção; nanquim preto e colorido (essa mistura não dá certo somente para a tinta branca); e testei também a anilina comestível....dessas pra bolo ^^
olha o resultado:


OBS: essa tinta pode ser dada para uma criança se vc fizer a mistura com o ovo, anilina, água e o vinagre ^^ (nada de industrializado ae)
OBS: Para o mangá, eu usaria o pigmento Xadrez líquido. Compre as cores primárias e algumas outras de sua preferência; para aquarela, a anilina é ótima ^^
o desenho dos galhos acima foi feito com a têmpera com naquim marrom; as flores de têmpera com anilina salmon.
OBS: e como eu já disse antes: NÃO DÁ PRA FAZER A TINTA BRANCA porque a gema é amarelinha ^^ só se for com a clara.
OBS: O que mantém a tinta sem estragar é o vinagre ou o óleo de cravo \\o

espero que seja de bom proveito
abraços

Um comentário:

  1. valeu, técnica muito interessante e você explicou muito bem. Agora só falta testar... obrigada. Camila D.

    ResponderExcluir