IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

31 de dezembro de 2010

Como usar a espátula em pintura em telas(dicas aos amigos q se interessarem)

segunda-feira, 25 de maio de 2009


Como usar a espátula

Peque a tinta com o lado de baixo da espálula. Use toda a largura da lâmina para as marcas mais amplas e vigorosas, e a ponta para as marcas menores. Evite mover a espátula para frente e para trás; coloque-a com firmesa sobre a tela e espalhe a tinta num único movimento, levantando cuidadosamente a lâmina após a aplicação. Outra recomendação importante é usar quantidades generosas de tinta, suficiente para cobrir toda a urdidura da tela.
Trabalhe com gestos curtos, no sentido horizontal do tema que você está pintando. Se a figura tiver contorno bem definido do lado esquerdo, coloque a espátula desse lado e puxe-a para direita, inclinando a lâmina um pouco para a esquerda, a fim de que a borda defina o contorno bem definido do lado direito, inverta a operação.

Trabalhe com poucas marcas:
Uma regra fundamental da pintura com espátula é cobrir cada área com o menor número possível de marcas, já que isso é planejar antes cada marca e então aplicar a tinta com decisão exatamente nos lugares desejados.
Onde for possível, procure usar apenas uma marca para cada pedaço de cor diferente. Por exemplo, ao pintar uma flor, faça cada pétala com uma única passada de espátula. Se a pétala tiver uma parte clara e outra escura, use duas marcas, uma para cada tom.
Se você não ficar satisfeito com uma das marcas, obviamente terá de ajustá-la com uma ou duas marcas adicionais. Mas lembre-se de que essas correções acabam quase sempre prejudicando a vitalidade da cor. Na maioria dos casos, é melhor raspar a tinta com uma espátula de paleta e recomeçar numa superfície perfeitamente limpa, com tinta fresca e de cor vívida.
fibte: http://pinturaemquadros.blogspot.com/2009/05/como-usar-espatula.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário