IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

18 de dezembro de 2010

APROPRIAÇÃO INDÉBITA

A VERDADEIRA ORIGEM DE SENTENÇAS ERRONEAMENTE ATRIBUÍDAS A AUTORES FAMOSOS.

Cuidado com as citaçoes. François-Marie Arouet de Voltaire (1694-1778), por exemplo, jamais escreveu uma frase que ajudou a fazer sua fama em gerações recentes:
-Não concordo com o que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo.
Como profissão de fé do estatuto democrático, cravado nas bases liberais do iluminismo francês, a sentença se tornou lapidar pelo elogio à liberdadede expressão. Mas seria invenção do séc XX. Precisamente da inglesa Evellyn Beatrice Hall(1868-1919), consagrada biógrafa de Voltaire que escreviaa sob o pseudônimo de S.G. Tallentyre.

Todas as épocas têm a sua apropriação indébita de frases alheias. Galileu Galilei (1564-1642) tinha 69 anos quando foi julgado por defender conceitos,(seus, de Copérnico e outros), como o de que a Terra girava em torno do sol em Diálogos. Era já um cientista famoso e seu pedido de desculpa ao fim do julgamento foi resultado de um compromisso, por meses negociado pelo dominicano Firenzuola, intermediário entre a embaixada toscana e a Inquisição.
Galileu faz a renúncia pública ao  heliocentrismo e, no afã de preservar a imagem de libelo da ciência, não foram poucos os que garantiram que os presentes ouviram-no murmurar a frase "Eppur si muove!" ( e cibtydi ela se move), improvável para um contexto de julgamento linha dura pelo qual ele passou.
Com esta frase, reza a lenda, ele teria encerrado a leitura do texto de abjuração que lhe impuseram os inquisidores, em 22 de junho de 1633. Não interessa tanto que a frase tenha sido dita mesmo que baixinho, posto que ninguém a ouviu, mas o mito l ogo se espalhou no círculo de seus seguidores, para poupá-lo da pouco gloriosa fama de arregão e coarde. A frase, com isso, ficou, mesmo não sendo dele.
Churchill(1864-1965) levou o crédito, mas também não é dele a expressão "sangue,suor e lágrimas" com que se popular8izou durante a 2a. Guerra. Ele a tirou de Byron, que por sua vez a teria tirado de John Donne, suspeita Richard Shenkam. A citação atribuída a Churcill consta de um discurso pronunciado em 13 de maio de 1940, ao anunciar que os anos seguintes seriam de "privações, sangue, suor e lágrimas, pois só a vitória inal pode garantir a sorevivência do império mundial britânico.
Getulio Vargas comandava o Brasil na ocasião em que Churchill imortalizou a frase. Mais de uma década depois, em 24 de agosto de 1954, o país estaria sob o impacto de seu suicídio e as palavras de um documento que o transformou em mito. A carta-testamento mais conhecida do Brasil mostra Vargas como vítima de uma conspiração contra o país e é encerrada em alto estilo, por uma sentença de forte apelo retórico:
-Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.
A oração retórica contida na carta-testamento de Vargas, na verdade, é de autoria de José Soares Maciel Filho, presidente do BNDE entre 1951 e 54 e da Sumoc(atual Banco Central) Vargas havia encomendado o texto para sua renúncia. O presidente da República adaptou a redação, passou a limpo a grafia e, serenamente , assinou em baixo...
fonte: Revista  LÍNGUA PORTUGUESSA n.2, ETIMOLOGIA - A ORIGEM DAS PALAVRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário