IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

5 de maio de 2010

AQUARELA EM TELA

Técnica: Aquarela em tela - - - Professora: Júlia Ide
Aquarela é complexa???

O que é complexo, a técnica ou mostrar volumes e tridimensionalidade???

O grande segredo da aquarela e saber misturar água e tinta.

Vai aí uma pequena e valiosa dica:
Existem vários tipos de degradês: horizontais, verticais, elipticos, curvos, maiores e menores. Em um rosto encontramos tudo isto, por isso eu aconselho a começar (para quem ainda tem dúvidas) por uma paisagem, por ter degradês mais fáceis.

A aquarela é complexa quando temos uma pequena área a fazer degradês e o que é pior, uma área cheio de detalhes de luz e sombra, como uma orelha por exemplo.

Vamos fazer um céu por exemplo. É um degradê grande e não é necessário ter muita prática. Em todos livros se ensina a puxar a tinta para baixo até se extinguir. Dá certo assim? Dá... Mais eu tenho um jeito mais fácil!

Na área em que deseja fazer o degradê, antes de colocar tinta, coloque água, somente água na área toda do céu. Dê mais ou menos 1 minuto para esta água começar a secar (dependendo da temperatura do dia, se mais quente ou frio, aumente ou diminua este tempo) Coloque o azul de sua preferência no topo em camada horizontais, tomando o cuidado de pegar a tinta já diluida em água no godê ou paleta.

Dependendo do tamanho da área use um pincel nº 20. Puxe a cor até na metade entre o topo e a base, pare aí e deixe a própria água puxar a tinta para você.

Se tiver muita água você poderá perder o controle da extensão do degradê, se tiver pouca o degradê não será esticado. Neste caso só existe uma solução, treinar em vários papéis e alternar o tempo de secagem desta água tomando o cuidado de anotar este tempo assim como o resultado.

Outra dica muito legal: Todos os papéis de aquarela (além de serem caros) são bastante absorventes, o que é natural, senão não seria papel de aquarela. Mas para quem está começando ele é absorvente demais.

Quando se coloca a tinta de aquarela, você tem que ser rápido porque ela seca rapidamente, então o que fazer????
Use uma área menos absorvente, como por exemplo uma tela de algodão. Para isso basta ir até uma loja de artesanato ou papelaria e compra uma tela de pintura à óleo.
A tela por ter uma camada impermeabilizadora que é comum para pintar à óleo, ajuda muito quem não tem experiência em aquarela, pois demora para esta tinta secar, dando tempo para fazer degradês mais complexos.

Quanto a pergunta inicial: O que é complexo, a técnica ou mostrar volumes e tridimensionalidade???
Sempre, sem sombras de dúvidas, primeiro e trabalhar com luz, sombras e tridimensionalidade, pois a técnica por ser complexa atrapalhará na percepção da luz e da sombra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário