IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

19 de janeiro de 2010

No perfil dos amigos.

Gosto de passear no perfil dos amigos, lendo-lhes as apresentações. Desta vez, com a devida permissão, vou publicar uma que gostei bastante, a de "Paralelo":
"Acreditai-me, os grandes homens estão fora daquilo que se chama civilização" - A Central de Energia, 1910
Com menos utopia, eu diria que "fora da civilização" deve significar, para muitas pessoas inconformistas como eu, "na cadeia". Alguém disse que se Nietzsche vivesse hoje, estaria preso.
Sou uma minoria e tanto: ateu praticante, polígamo por princípio (no amor, na paixão e no sexo), amoral, contra o trabalho, cético racionalista, ávido por conhecimento, coração aberto, inimigo do status, autodidata, aventureiro que se esgueira sob a sombra do Império Capitalista, espírito filosófico e subversivo (geralmente não se acha ambos na mesma pessoa - sei disso de tanto procurar), antenado na vanguarda da ciência e, acima de tudo, idealista apaixonado, ou seja, não sei ficar no meu canto: preciso tentar convencer você =).
Convencer do quê?
Convencê-lo a evitar a sensatez burguesa, seus sonhos conformistas, sua apatia intelectual, seu conservadorismo "família-trabalho-televisão", sua busca fútil e instintiva por status - seja a classe baixa, média ou alta, todos querendo impressionar os vizinhos. Há uma Felicidade bem melhor na recusa dessa ridícula ordem natural. E é preciso ter um certo tipo de cabeça para saber vivê-la - a essa altura, você já sacou o que isso significa!
E eu não estou tentando. Eu já consegui.
Mas quanto mais gente por perto, melhor. As pessoas idealistas e de mente aberta, inteligentes e inquisitivas, sonhadoras e inconformistas, no mais das vezes morrem solitárias, amarguradas e até arrependidas de não terem seguido o status quo - mas só porque são minoria e, portanto, não encontram seus raros iguais, sendo largadas à solidão pelas pessoas comuns. Raul Seixas é o exemplo paradigmático. Mas ele não viu o século XXI.
Pois bem, é graças à internet que eu não estou sozinho.
Agora pretendo encontrar outros.
Esse é todo o meu idealismo.
Agora, se você não costuma usar o cérebro, se não lê, se não raciocina claramente e, por outro lado, se você possui um coração mesquinho, vaidoso, fechado, nem tente. Salvo isso, está esperando o quê? Temos muito a conversar. A vida é só uma. O tempo urge!

Nenhum comentário:

Postar um comentário