IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

13 de dezembro de 2009

Sobre respeito e tolerância...

Na céticos, a senhora suely, abriu um tópico questionando sobre o "respeito e a tolerância" de um ateu para com um religioso,( se este "suposto respeito" nao era pura hipocrisia). Gostei do tópico e transcrevo aqui também minha idéia sobre o assunto: ------------------------------ Suely Entendo a indignação de Suely, mesmo porque nenhum religioso,(principalmente os evangélicos), nos vê como "igual". Faz parte da própria crença deles, acreditar que todos que nao são evangélicos, estão errados. Só o fato de assumirem esta posição de evangélicos, já evidencia que se "elegem" os corretos, e em consequencia... nós outros, todos errados! O modo como nos olham, o modo como nos falam, o modoo como respiram ao nosso lado, mostra claramente a "tolerância insuportável e bestial", com que nos tratam. Como poderíamos tratá-los melhor? Porém, há casos e há casos, veja o primeiro, acontecido recentemente: 1- Fui na casa de um vizinho que havia sofrido uma cirurgia, visitá-lo. Ele se mostrou muito animado e logo de cara( sem saber de minha crença ou falta de crença, perceba-se), foi declarando: - Graças a Deus deu tudo certo, estou bem, e tenho fé em Deus que Ele vai me recuperar muito rápido. continuando... Eu apenas respondi: "Sim, o senhor com certeza se recuperará rápido sim, é um homem forte,cheio de vontade de viver..." E como eu tb havia saído de um susto com o coração nos mesmos dias, ele me desejou que Deus me ajudasse a recuperar: tornei a responder:" vou melhorar sim, não sou fraca...( e ri).... O que um "ateu sem respeito" diria neste caso então, suely? Seria correto se discutir com o homem que deus nao existe, que o mérito foi dos médicos competentes, etc...? E que ele estava falando uma besteira desejando que algum deus me ajudasse? 2- Se ele soubesse que nao acredito em deus,e mesmo assim dissesse isto, seria uma espécie de "provocação", ou tentativa de querer fazer sobressair a idéia dele à minha... Aí eu já teria uma resposta um pouco diferente,mas ainda amena. 3- Agora, se ele me chamasse ao portão, para me falar da fé e crença dele, com o propósito de me converter, aliás, é só este o propósito de quem vai de casa em casa...rs.. Aí, ele teria um categórico "nao"! 4- Se mesmo assim ele insistisse... Eu nao seria a mesma pessoínha gentil que ele conhece... Não o deixaria falar, porque diria de imediato: "vc nao vai me ensinar nada que eu já nao conheça, não perca seu tempo". Se ele se mostrasse disposto a ir adiante, eu nao o deixaria falar, mas o faria ouvir, se nao quisesse ouvir q fosse embora, pq desde q abordou um assunto, foi ele quem pediu...aí eu seria muito dura, mesmo... sarcástica até... (Ideny) ---------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário