IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

23 de novembro de 2009

"Pessoas primeira escola"

As pessoas "primeira escola" em nossas vidas, não são aquelas que aparecem com grandes discursos ou muita prosa. Elas nao fazem por ser: elas são!... A simples presença delas nos passa lições. Minha primeira escola foi assim, ensinava no silencio de seu sorriso. E eu fico hoje imaginando, quantos sorrisos esta "primeira escola" me deu, escondendo sua propria dor? Pessoas escola também nao lamentam. Não dissertam nem lamentam, apenas são! E neste ser calmo e alegre é que nos ensina a maior lição. A de ser sempre alegre para proporcionar alegria, e foi o que vim fazendo, mesmo depois que não havia mais primeira escola, dela eu trouxe, o ensinamento do sorriso! Essas "primeiras escolas", se falam, falam pouco, mas te põem a refletir. E refletindo vc descobre dentro de si...mesmo brigando contigo próprio... e isto é crescer!!! Qdo adolescente, ouvi da primeira escola, que não amamos ninguém, mas tão somente a imagem que fazemos de alguém. Para minha "formação" romantica, cujo único sentido da vida era encontrar o grande amor e ser feliz, foi uma decepção ouvir isto, claro, nao concordei. Esta verdade Junguiana,( oh, Carl Jung, como descreveu tão bem!...) reforçada por Schopenhauer, me fizeram sempre retornar à frase de minha primeira escola. Criada cristã, acostumada a julgar sempre pelo simples fato de alguém ser cristão ou não, aliás, acreditar que quem não é cristão é errado faz parte da crença cristã; um dia minha primeira escola ensinou: " cada um tem um motivo para ser como é, nao devemos nunca julgar atos de ninguém"! Eram minhas primeiras lições: "Cuidados com as ilusões que criamos, e com os julgamentos que fazemos". Parece simples, pouco, mas na época me foi tudo, me falou mais alto e influenciou minha vida. A partir de então, após recebida minha primeira lição que realmente importou, parti para viver minha vida, consoante ao que o coração assimilou e ao que o rosto aprendeu, sempre expressar, não a alegria escandalosa de um doido, nem um semblante amargurado, mas sempre um riso bem humorado. Obrigada, vida, pelo acaso trazer escolas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário