IDENY ESCRITOS & TELAS

Obrigada pela visita. Abçs!Projeto Livres  Pensadores.org

20 de outubro de 2009

BALELA

BALELA! - bom dia, senhor... posso dar uma "palavrinha"? - que tamanho de palavrinha, senhor? eu to ocupado limpando o jardim, não gostaria de interromper meu trabalho. - Temos de ter tempo para Deus também, meu amigo, senão Ele nao terá tempo para nós...(exortando) -Ah, entendi, a palavrinha que o senhor quer me dar, é a palavra de deus... - E tem coisa mais valiosa, senhor? -bem, a menos que o senhor me demonstre... - claro, claro, com todo o prazer, amigo. O senhor conhece a bíblia? - depende do que o senhor considera por "conhecer"... - Eu digo "conhecer" mesmo, vizinho, do tipo "praticar"... - hummm.... poderia me dar um exemplo, para simplificarmos mais nossa conversa? - claro, claro...( o irmão limpou a garganta, só depois falou): - o senhor poderia largar o ancinho e vir até o portão? - largar o quê? ah, sim o rastel... mas precisa ser dito assim ao pé do ouvido? É algum segredo? - não, não, é que tenho umas ilustrações aqui no meu livrinho que gostaria que o senhor visse, as ilustrações ajudam a entender... - ahhhhhh,sim... claro!... O homenzarrão do jardim se dirigiu para o portão onde o miudo senhor de terno barato, segurava um livro aberto com uma gravura de um jardim lindíssimo, florido e fartos pomares , casais e crianças brincando alegremente. - Isto aqui é o que todos merecemos! - disse o miúdo... - concordo plenamente, rosnou em troca o graúdo... - mas o senhor sabe porquê não temos todos, este paraíso? - com certeza o senhor sabe, para dizê-lo... - sim, todos nascemos merecedores, mas pecamos e fomos expulsos deste paraíso... - ah é? - sim... mas foi nos dado de volta o privilégio de redenção... - e qual foi o nosso pecado, senhor? - nós quisemos ser igual a Deus, conhecer o bem e o mal, comemos da fruta proibida de um maravilhoso paraiso, para o qual fomos criados... - E como isto se deu? -Ora, o diabo se transformou em serpente e convenceu a mulher a comer do fruto e a oferecer ao marido. - E quem é o diabo, senhor? - Ah, esta é outra história, anterior a esta, ele era um anjo, que quis tb ser igual a Deus, e foi expulso do céu... - O senhor está "mangando" com minha cara, senhor... - Não, não estou, está tudo aqui na Bíblia... - ah, aquele livro que o senhor perguntou se eu conhecia... - sim, este mesmo, é o livro da Palavra de Deus, escrito por inspiração divina, para trazer o conhecimento de salvação para todos os povos... - Eu tenho um amigo que me falou também de um livro sagrado, a Torah. - Não,não, não é este. O nosso é cristão... - Ah, entendo, vcs tomaram o livro dos judeus, e acrescentaram seu messias? - não, não, o senhor está entendendo tudo errado, colocando a carroça na frente dos bois... calma, calma, se nao permirtir-se entender com o coração, a mente só vai atrapalhar... - ahhhhhhhhhh, sei... mas o velho testamento era do povo judeu, pode negar isto? - não, não, ele era sim, mas quando Deus enviou o filho dele, prometido, eles nao aceitaram. - Mas quem disse isto? - A bíblia. - Quem? - A bíblia, a escritura sagrada... - ahhhh, tá, o livro....mas pensando bem, nao sei se continuo lhe dando trela, tenho de acabar meu serviço. - Ninguém se arrepende por dar um tempinho para Deus. - Sei nao, meu colega, mas ganho 35 conto por dia, se nao terminar o patrão me dá só metade, isto no meu ponto de vista seria para mim um arrependimento, meus garotos estão esperando eu chegar para levar os pães, a linguiça , as bananas... - é só mais um instantinho, quem sabe essa nova conversa nao opere uma maravilha em sua vida... - sei não... - mas com certeza, veja o senhor preocupado em alimentar e cuidar de seus filhos, Deus também é assim para nós. O senhor conhece aquela mensagem que diz que nós, sendo homens, se nosso filho pedir peixe, nao daremos uma pedra? Quanto mais o Senhor Deus, faria isto com seus filhos que somos nós... -olha, amigo, sou obrigado a dizer "sei não" de novo, já vi muita gente sem pão nem peixe... - mas para isto, carissimo amigo, precisamos aceitar a Ele... - aceitar a quem? - Ora, aceitar a Deus... Houve um instante de silencio e o jardineiro calejado, falou: - sei não, eu mesmo que meus filhos nao me aceitassem eu nao os deixaria morrer de fome... -Bem, bem... o senhor está querendo fugir da conversa do Evangelho. - Estou não. Estou apenas questionando... - Sei... está com o coração cheio de dúvidas, isto é satanás quem coloca. - Sata o que? - Satanás, o diabo... - Ah, satanás é o diabo que foi anjo e foi chutado do paraíso? Foi bom retornar a este assunto, porque eu também nao chutaria nenhum filho meu, por querer ser igual a mim, seu pai. E isto, olha que, por ser humano, que dirá se fosse divino, nao faria mesmo!... - Meu amigo, é que Deus é bom, mas é justo! Quando nos criou deu-nos até livre-arbítrio! - Que bom , então posso escolher querê-lo como Deus ou não querê-lo... eu tenho esta liberdade? - Bem, não é bem assim, se voce o aceita, tera o paraíso, se nao o aceita, tera o fogo eterno, o mesmo onde foi jogado Lúcifer. - Lúcifer???... - é, o diabo, satanás... -ah, tá, este é o outro nome dele? Mas cá para nós, esta coisa que vc descreveu aí é mesmo "livre arbítrio"? - sim, temos nossa escolha, ou vivemos para sempre ou morremos... Deus, nosso pai onipotente, onisciente e onipresente, deu-nos o privilégio da escolha... - Ah, grande escolha, ou me amam ou se fod.... Ora! E outra coisa, miudinho "enternado", se deus era onisciente, sabia que, criando o homem ele viria a pecar, nada lhe era desconhecido... se era onipotente, poderia perdoar o homem e salvá-lo sem tanta lenga-lenga, e não fez, e se é onipresente, vê tudo e nao faz nada. Olha que essa sua estorinha tá muito das toscas, eu tenho mais o que fazer.O homenzarrão voltou a rastelar as folhas do quintal, e o miudinho irritado, bravejava chamando-o de homem de coração endurecido! - Ah, quer endurecer também não só seu coração, mas também as palmas de sua mão? Vem cá tomar da enxada e me dá este livrinho de estória macio para eu apresentar com mãos de seda nos portões... Sou homem simples e de pouco estudo, mas nem por isto engulo o que nao faz sentido, ainda quando pedem para eu nao pensar, apenas aceitar...senão vou para o inferno. ora, ora, ora... vai procurar outra frequesia,mas antes dá-me-cá este livro ilustrado que estava me mostrando, quero ver se aí puseram as imagens grotescas de cadávares boiando no mar vermelho, depois que este se fechou...se mostram o rombo repugnante na cabeça do Golias, com o sangue a jorrar pq deus quis que o davizinho assim procedesse. Quero ver se há aí a imagem das crianças primogênitas e as faces em agonias de suas, mães...que foram mortas por ordem deste deus que vc veio me oferecer no portão. - Olha, esta na verdade é uma bíblia ilustrada para crianças, não poderiamos colocar figuras deste tipo... - ah, sim, claro entendo... entendo e conheço bem mais do que o senhor pensa...Mas me responda uma coisa, já que lhe concedi também meu tempo: quando o senhor foi convertido? - faz, graças a Deus, dois anos já... - hummmm.... e como se deu esta maravilha? - eu tinha uma doença na perna e fui curado na igreja, Jesus me curou... - ah, como eu esperava, o senhor nao procurou a igreja para cumprir o primeiro mandamento de deus... - Como assim? não entendi... - não? Qual é o primeiro mandamento, crentinho, nao sabe? - sei sim, é amar a Deus sobre todas as coisas, como eu faço! - Claro, e no entanto o que o levou à igreja foi o amor que tinha por si mesmo, pela sua perna... interessante... - não,não, quando a gente faz a vontade dele, ele nos ajuda... -E quando não fazemos, nos enche de males, pestes, enxames de gafanhotos...???? Que deuszinho da misericórdia, hein? O terninho do miudo parecia agora mais amassado, ou pelo menos mais suado, qdo ele disse: nossa conversa nao nos vai levar a nada, o senhor distorce tudo... - distorço? ou evidencio? - o senhor pergunta demais como quem nao quer mesmo aceitar. - pelo contrário,até quereria; questiono para encontrar a lógica nestas coisas que vcs acreditam e querem espalhar por aí... afinal,pelo menos o senhor sabe origem e como veio parar em suas maos este livro que o senhor chama de Sagrado? - sei, foi Deus quem escreveu exatamente, porque inspirou pessoas abençoadas a escreverem. - tá, então boa sorte para o senhor, que depois de espantar os duendes que estão escondendo coisas no meu quintal, preciso emprestar o trenó do papai noel para levar compras que farei no mercado para minha família. O Miudinho de terno, saiu pisando duro, e resmungando: -esta gente vai tudo pro inferno! E eu, que assistia a cena num ponto de ônibus, pensei: se o jardineiro, batalhador e amoroso para a familia, for para o inferno porque nao aceita o que o miudinho falou, que porra de céu é este? Eu preferiria estar, se existisse vida após a morte, ao lado do jardineiro, onde teríamos longas conversas sobre a vida, ou a suposta pós vida, do que eternamente ao lado daquele homenzinho ... Enquanto eu pensava isto, o homenzinho saiu do portão do jardineiro e se dirigiu ao ponto de onibus. - A senhora está esperando qual ônibus? - Estou esperando o Onibus Escolar, vim pegar minha filha no ponto. - Ahhhhh, então nao sabe o horário dos ônibus que passam aqui? - não, não sei... Pensei comigo quanto tempo o homenzinho ficaria sem falar algum assunto ou mais precisamente "aquele" assunto a que se propôs espalhar naquela tarde, visto seu claro desconforto, coçando a cabeça, arrumando a gola, limpando a garganta, arrumando manga do paletó barato... estava realmente nervoso ou irritado, mas irritado do tipo que precisa falar, desabafar, dizer algo que tivesse ficado entalado...Mas ele nao disse, só se remexia sem parar e pigarreava...abria seu livro ilustrado, olhava por olhar e fechava de novo... Eu, com o canto dos olhos o acompanhava... Ele queria dizer algo a mim, eu senti que queria, porque de vez em quando, quando pensava que eu nao estava percebendo,me olhava demoradamente, depois voltava a se coçar, se remexer e pigarrear... Mas, como ele nao criou coragem, eu mesma perguntei: - Alguma coisa o está incomodando? - Não,não, está tudo bem. - Não foi a conversa que teve com o jardineiro desta casa? - A senhora ouviu tudo? - sim, foi sem querer, estava aqui no ponto do onibus. -pois então, nosso dever é falar a todos que encontramos sobre a palavra de Deus,nem uma pessoa só pode ficar sem ouví-la, é nosso dever... - sim, e comigo, porque nao me convidou ao assunto como fez com o jardineiro? - a senhora gostaria? - sinceramente não, mas tenho curiosidade em saber porque a mim não quis abordar com o assunto... - é que, veja bem, um senhor simples, com roupa suja de terra, sem muito estudo, e mesmo assim fez tanta pergunta antes de aceitar alguma coisa, fiquei pensando quantas perguntas a senhora bem apessoada, que parece mais "estudada", faria, para poder aceitar alguma coisa... - O senhor está dizendo que, quanto menos culta, ou pobre e sofredora é uma pessoa, mais fácil de fazê-la aceitar a palavra? - é, as vezes as pessoas que sabem alguma coisa nao aceitam qualquer coisa... - desculpe, senhor, mas o senhor quis dizer humildes mesmo, ou ignorantes? Porque segundo o senhor mesmo expos, a sua verdade nao aguenta questionamentos... talvez por isto a Igreja tão sabiamente dissiminou a idéia de que duvidar é pecado... ( e sorri) Ele nao sorriu, fechou de vez o livro ilustrado, o qual ele chama de sagrado, sem nunca ter pesquisado procedência, sem nunca o ter lido no original, sem nunca ter se questionado sobre os livros que ali estão serem tão somente os que o Vaticano liberou... sem nunca ter questionado se as traduções são fiéis, e sem saber que é um livro mutilado... E principalmente que, se é um livro que deus ditou aos homens, e deus sabia como era tudo, nunca foi citado nada sobre como era o universo, a terra, (a igreja defendeu tanto tempo que era plana...) Ele sorriu ou tentou sorrir algum tempo depois, e me disse: a senhora parece uma pessoa boa, só muito "duvidista"... tem só uma filha? - Tenho só uma, e o senhor? - Eu tenho quatro, graças a Deus... - ah, sim, e o senhor ainda me consideraria uma pessoa boa se eu mandasse matar o seu primogênito? Não houve reação, foi um olhar meio bobo, que ele me lançou, o ônibus de minha filha chegou, me despedi do magricela de preto e fui andando, de longe olhei para tras, ele ainda olhava para onde eu estava indo, mas com os olhos vazios... uma cara que me pareceu meio de atordoado...

2 comentários:

  1. Cristãos, ainda continuam cegos mesmo com todas as evidências a sua frente.
    as pessoas veem o que querem, uma prova disso é o filme código da vinci em que no quadro da santa ceia (da vinci), as pessoas não viram a mulher que está ao lado esquerdo de Jesus. (suposta Maria Madalena) por apenas não achar conveniente de acordo com a histórinha contada pela bíblia.
    Quando a ciência conseguir explicar as origens das coisas e desmistificar cristo, irá haver cristãos pulando do penhasco.
    "O que é bom sempre tem um final"
    Sinceramente, a mente humana é sonhadora de mais pro meu gosto, vivem mais de sonhos do que de realidade.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, já tentei discutir religião com várias pessoas, inclusive qdo eu era religiosa.
    Depois de um tempo, desisti.rsrsrs

    ResponderExcluir